Concessionária ou oficina?
“Em oficinas você vai estar em uma posição de ajudar, e não será o responsável pelo defeito do veículo. Na Concessionária, por outro lado, você terá que responder às expectativas do seu cliente, já que você representa a marca e o produto, mas também, será mais fácil encontrar a solução para o problema dele.”
Se você está aqui, já deve ter se perguntado qual a diferença entre trabalhar como mecânico em uma Concessionária, e em uma oficina moto peças. Certo?
Essa é uma dúvida de muita gente, e por isso resolvemos listar os prós e os contras para te ajudar nessa questão.
Conversamos com o Guilherme Diogo e o Bruno de Andrade, que já tiveram essas duas experiências, para contar o que tem de diferente nesses trabalhos. Vamos lá?
A dúvida de muitos pode ser a sua também.
Trabalhar em Concessionária
O Guilherme Diego se formou em Mecânica de Motos na Escola do Mecânico em 2020. Antes de decidir entrar para o curso, ele trabalhava em outra área, mas não era feliz com o que fazia. Desde criança era apaixonado pelo mundo das motocicletas, e sonhava em viver dessa paixão, quando fosse adulto.
Tomou coragem e resolveu se profissionalizar para entrar no mundo da mecânica. Logo que terminou o curso, começou a procurar emprego na área, e por meio do aplicativo Emprega Mecânico, conquistou sua vaga de mecânico em uma das Concessionárias da Honda, em Campinas.
Foi nesse momento que sua experiência começou. Guilherme contou que trabalhar em uma Concessionária têm vantagens e desvantagens, assim como em qualquer outro lugar. Se engana quem acha que não existem problemas. Olha só:

Vantagens de trabalhar em Concessionária
Quando se trabalha em uma Concessionário, você tem o acesso a todos os manuais de serviços dos veículos da marca, o que facilita bastante descobrir algum tipo de defeito, ou simplesmente fazer a manutenção. Além disso, existe uma segurança maior na entrega, em relação ao trabalho que vai ser executado: tudo é bem limpo, o serviço é padronizado, e tem um apoio e respaldo maior, por parte da empresa, para que você faça o seu trabalho com qualidade.
Desvantagens de trabalhar em Concessionária
Por outro lado, quando se trabalha em uma Concessionária, você está sujeito a lidar com clientes que já esperam um posicionamento seu referente ao trabalho. Nesse ambiente, você representa a marca, e é responsável por solucionar os problemas que a marca gerou para o seu cliente.
Por isso, quando o cliente já chega com uma experiência ruim do produto, ou com um pré-julgamento, é o funcionário da Concessionária que responde pelas ações da marca, mesmo que ele não tenha participado do processo de produção daquele veículo.
E trabalhar em Oficina moto peças?
O Bruno de Andrade por outro lado, teve uma experiência diferente. Do mesmo jeito que o Guilherme, ele também era apaixonado por motos desde criança, e sua vontade de viver de moto só aumentou.
Foi por isso que começou a trabalhar desde cedo em oficinas de moto, e então resolveu se profissionalizar na área com o curso de Mecânicas de Moto, para adquirir conhecimento técnico, e melhorar seus diagnósticos.
Arrumou um trabalho com a ajuda do aplicativo Emprega Mecânico, e a partir daí, não parou mais. Hoje ele é técnico mecânico na Tennessee Harley Davidson, mas sua experiência começou em uma oficina de bairro, e por isso, conseguiu listar vantagens e desvantagens desse ambiente.

Vantagens de trabalhar em oficina moto peças
Quando um mecânico trabalha em uma oficina de bairro, ele tem que estar ciente de que vai ter contato com muitas marcas e modelos diferentes, o que é bem legal, pois aumenta o seu repertório de diagnóstico, e conhecimento.
Além disso, o mecânico adquire muito conhecimento na área, pois está sempre em contato com diferentes problemas, materiais e equipamentos. Tem que pesquisar muito e estar por dentro do que o mercado tem de novo. É uma oportunidade boa para se desenvolver e criar agilidade nos serviços prestados.
Desvantagens de trabalhar em oficina moto peças
Por outro lado, enquanto na Concessionária o mecânico tem um padrão para seguir, em uma oficina o trabalho não é bem assim. Geralmente, não é estipulado um processo para ser seguido, e fica por conta do mecânico identificar a melhor forma de realizar determinado serviço.
Além disso, é difícil achar manuais de serviço em qualquer lugar. Os mecânicos não têm acesso com facilidade a esses conteúdos, e por isso, devem desenvolver um bom diagnóstico para solucionarem o problema com precisão.
Outra questão é a quantidade de clientes que uma oficina mecânica recebe por dia. Você deve estar pensando: mas isso é uma ótima vantagem!
Sim e não. Com a grande quantidade de serviços rápidos que aparecem diariamente, fica difícil manter o foco no trabalho, e conseguir realizar um bom diagnóstico de um determinado veículo.
E agora, trabalhar em oficina moto peças ou em Concessionária?
Em qualquer lugar que você escolher trabalhar, ou que tiver a oportunidade de ingressar, vai ser enriquecedor para o seu currículo, e para você.
Cada lugar tem a sua característica, e o que não vai faltar é conhecimento para aprender e desenvolver.
Em oficinas você vai estar em uma posição de ajudar, e não será o responsável pelo defeito do veículo. Na Concessionária, por outro lado, você terá que responder às expectativas do seu cliente, já que você representa a marca e o produto, mas também, será mais fácil encontrar a solução para o problema dele.
Lembre-se, independente do lugar que estiver, tente sempre dar o seu melhor, e realizar seu trabalho com profissionalismo e cuidado. Está nas mãos do mecânico identificar e solucionar o problema do cliente em questão. Ele está confiando em você.
E aí, já decidiu em qual lugar gostaria de trabalhar? Separamos um Guia de Carreira do Mecânico para te ajudar ainda mais nas suas escolhas. É só clicar aqui embaixo e pegar o seu.
Veja também:
4 de abril de 2023
E você, está pronto para os híbridos?
23 de março de 2023
Aplique o marketing nas oficinas mecânicas
9 de agosto de 2022
Falha no motor: conheça 3 diagnósticos possíveis que podem te ajudar
Veja também:
4 de abril de 2023
E você, está pronto para os híbridos?
23 de março de 2023
Aplique o marketing nas oficinas mecânicas
9 de agosto de 2022