Um erro bastante comum cometido por empreendedores é pensar que o processo de vendas termina após o fechamento da compra. Na verdade, o relacionamento deve ser contínuo para fidelizar os clientes. Por isso, é essencial investir no pós-venda para oficinas. 

Mas, o que é essa estratégia, afinal? Basicamente, o objetivo dessa técnica é oferecer valor mesmo após a realização da compra de produtos e serviços. Com isso, é possível criar um relacionamento mais profundo com o consumidor, fazendo com que ele se sinta valorizado. 

Dessa forma, as chances do cliente voltar a procurar pelos seus serviços é ainda maior. E melhor, ele poderá se tornar um fiel consumidor do seu negócio. Para saber como colocar o pós-venda em prática, trouxemos algumas dicas valiosas. Confira!

Pós-venda para oficinas: imagem de mecânico cumprimentando o seu cliente

Por que o pós-venda para oficinas é tão importante?

Uma das particularidades das oficinas mecânicas é que os serviços prestados não são definitivos. Ou seja, o cliente pode precisar novamente do seu atendimento para solucionar outros problemas ou realizar a manutenção preventiva. 

Por isso, vale a pena investir no pós-venda para oficinas mecânicas e manter contato com o cliente. Dessa forma, você faz com que o cliente se sinta próximo do seu negócio e se lembre positivamente dos serviços prestados.

Além disso, o pós-venda faz com que o cliente se sinta valorizado mesmo após o atendimento. Com isso, as chances de ele voltar a fazer negócio como você aumentam consideravelmente. 

É por isso que os ganhos obtidos com essa estratégia vão muito além de um atendimento pontual. Outro ponto positivo é que ao realizar um bom pós-venda, você coloca a sua oficina à frente dos concorrentes. Afinal, terá grandes chances de atender o mesmo consumidor novamente. 

Abaixo, listamos outras vantagens obtidas com um bom pós-venda para oficinas. Veja só!

Garante maior retorno do cliente 

O grande objetivo da estratégia de pós-venda é reter mais clientes. Ou seja, fidelizá-los para que voltem a procurar o seu serviço. Para isso, é preciso investir em recursos que assegurem a satisfação do cliente e o façam lembrar da sua oficina. 

Diminui a rotatividade de clientes

A rotatividade de clientes é bastante comum entre as oficinas mecânicas. Por isso, você pode investir no pós-venda para garantir maior satisfação do consumidor. Isso, sem dúvidas, ajudará na fidelização e, consequentemente, reduzirá a rotatividade. 

Coleta feedbacks construtivos 

Quando você investe em um relacionamento próximo com o cliente é possível coletar informações construtivas para o seu negócio. Dessa forma, é possível medir a satisfação do cliente e entender quais pontos podem ser melhorados. 

Além disso, ao notar que o seu feedback foi ouvido e colocado em prática, o cliente entende que a sua oficina se importa com a opinião dele e com o atendimento ao cliente. 

Melhora a reputação do negócio 

Além de fidelizar clientes, o pós-venda para oficinas mecânicas pode atrair novos interessados pelo seu serviço. Isso porque, ao manter um bom relacionamento após a entrega do serviço, você poderá aumentar a expectativa do cliente em relação a sua empresa. 

Consequentemente, isso renderá comentários positivos sobre a sua oficina. Dessa forma, você consegue transformar os consumidores em defensores e promotores do seu negócio.

Afinal, quando uma experiência é excelente, o mais comum é que o cliente indique o serviços para outras pessoas, não é?

5 dicas de pós-venda para oficinas mecânicas

Agora que você já sabe porque vale a pena investir em pós-venda para oficinas, veja só 5 dicas para colocá-lo em prática.

#1 Ouça a opinião dos seus clientes 

Uma das dicas mais valiosas para relacionamento pós-venda é saber ouvir os clientes. Afinal, eles são os principais envolvidos nessa relação. Por isso, é importante escutar o que cada um tem a dizer. 

Além de se sentirem valorizados, eles verão o quanto a sua oficina se importa com um bom atendimento e relacionamento. Com isso, ele poderá indicar os serviços para outras pessoas e até mesmo voltar a procurar o seu negócio.

Por isso, não tenha medo de realizar uma pesquisa de satisfação e pedir feedback de seus clientes. Essa é uma das técnicas mais efetivas para melhorar a qualidade dos serviços e aumentar a venda na sua oficina. 

Dessa forma, você também adquire informação sobre o seu serviço. Com isso, será capaz de entender com mais clareza qual é a percepção do cliente em relação ao seu negócio.

Para manter um bom relacionamento com os clientes, as redes sociais são cada vez mais usadas. Por isso, você pode criar contas em diferentes canais para se manter próximo do seu público e receber feedbacks por essas plataformas também. 

#2 Esteja preparado para resolver problemas 

Para realizar um bom pós-venda é importante saber que qualquer problema que o cliente apresente merece atenção prioritária. Afinal, o cliente pagou por um serviço que não correspondeu às suas expectativas. 

Então, quando isso acontecer, demonstre atenção e proatividade para encontrar uma solução rápida e eficaz para o problema. Ao agir dessa forma, é provável que você ganhe a confiança do consumidor. Além disso, também irá ajudá-lo a manter uma imagem positiva do seu negócio. 

#3 Antecipe as necessidades de seus clientes

É muito importante em um centro automotivo conseguir entender quais demandas são mais recorrentes a fim de antecipar os processos. Dessa forma, você consegue criar um relacionamento mais direto com cada cliente.

Por exemplo, você pode enviar lembretes quando a data da próxima troca de óleo estiver se aproximando. Com isso, o consumidor percebe que a oficina oferece um atendimento personalizado e sabe quais são as suas necessidades. 

#4 Colete dados do consumidor

Pode parecer simples, mas ter uma lista com o contato de seus clientes pode ser muito útil para o seu relacionamento. Além de facilitar a comunicação, permite que você envie ações promocionais para quem já é cliente, descontos especiais de aniversário, entre outros.

Pequenas atitudes que aproximam o seu negócio do consumidor são valiosas no seu pós-venda para oficinas. 

Dentre as informações que você pode colocar, estão: nome completo, e-mail, telefone, data de aniversário etc.

#5 Ofereça benefícios 

Investir em brindes e descontos é uma maneira valiosa de fidelizar seus clientes e atrair novos clientes para a sua oficina. Afinal, que cliente não gosta de benefícios na hora da compra, não é?

Muitos empresários acreditam que esse tipo de ação pode prejudicar os lucros do negócio. Mas, na verdade, o valor investido pode voltar rapidamente para a empresa. Para isso, você pode estipular descontos e vantagens para determinadas situações. 

Por exemplo, a partir de determinado valor gasto em serviços, o cliente ganhará um serviço de lavagem grátis. Você também pode pensar em pequenos brindes, como calendários, chaveiros, adesivos. 

Esses pequenos acessórios poderão se transformar em propaganda involuntária, promovendo a sua marca. Além disso, você também garante uma boa lembrança de marca. 

Prepare-se para atuar no mercado da mecânica automotiva 

 Como você pôde ver, um pós-venda em oficinas mecânicas é fundamental para melhorar os resultados e manter uma imagem positiva no mercado. Mas, além disso, é preciso oferecer serviços de qualidade.

Por isso, é importante buscar cursos e especializações para estar preparado para atender diferentes tipos de demandas. Para isso, você pode contar com a Escola do Mecânico!

Aqui, você encontra cursos em diversas áreas de mecânica e se prepara para atender diversos tipos de serviços no dia a dia da oficina. Além disso, também oferecemos cursos de gestão, caso você queira abrir a própria oficina mecânica. Clique aqui e saiba mais sobre os nossos cursos!