É muito comum que gestores deixem de realizar treinamentos, principalmente por não saberem dos benefícios que podem gerar ao negócio. Por isso, hoje vamos explicar por que você deve investir em um treinamento para oficina

Então, se você enfrenta desafios com as vendas e a alternância de funcionários, continue a leitura! Abaixo, vamos mostrar como o treinamento pode te ajudar a resolver essas e outras questões.

 

Por que investir em treinamento para oficina?

Em tempos de crise, é comum que empresas cortem a qualificação de profissionais para reduzir custos. Porém, o que muito não sabem é que o treinamento para oficina pode ajudar a atingir resultados ainda melhores.

Isso porque um bom treinamento pode melhorar o desempenho de sua equipe, facilitar a gestão da oficina e fidelizar cada vez mais clientes. Além disso, hoje em dia é fácil encontrar cursos online e gratuitos. Alguns muito bons e outros nem tanto.

É por essa razão que começar esse tipo de ação exige planejamento, principalmente para um gestor que ainda não investe em treinamento. Por isso vamos explicar alguns benefícios dessa ação e como começar a inclui-la na rotina de seu negócio. 

4 benefícios do treinamento para funcionários

Como falamos acima, o treinamento para funcionários pode ter muitas vantagens para a sua oficina. Para explicar melhor, listamos 4 benefícios abaixo. Veja só!

  • Redução de custos

Sim! Uma equipe treinada pode ajudar a garantir mais economia para a sua empresa. Isso porque quando o profissional sabe o que faz, reduz o retrabalho e melhora o aproveitamento de insumos de produção. 

Além disso, a empresa consegue reter seus talentos e controlar os gastos com contratação e demissão. É por isso que o treinamento para oficina pode contribuir para uma boa gestão financeira. 

  • Diminuição da rotatividade

Independentemente da área de atuação, os colaboradores sentem a necessidade de crescimento. Portanto, quando você investe na capacitação, garante funcionários mais satisfeitos e que valorizam o emprego. 

Além disso, manter seus profissionais em desenvolvimento contínuo aumenta a motivação do grupo. Com isso, você melhora o índice de turnover, que mede a relação de entrada e saída de funcionários em um determinado período.

E, como falamos acima, a rotatividade de funcionários aumenta os gastos de oficinas mecânicas. Essas despesas podem frear o crescimento do seu negócio, já que o capital que poderia ser investido está sendo transferido para esse tipo de situação.

  • Colaboradores mais produtivos

Independente do cargo que ocupa, todo profissional precisa ser treinado e capacitado para se tornar mais competente em suas tarefas. Dessa forma, se sentem mais confiantes e capazes de alavancar o crescimento do seu negócio. 

No caso de uma oficina, o treinamento permite que o comprador acompanhe tendências do mercado. Assim é capaz de atualizar o cliente em relação aos problemas específicos e o uso de novas peças. 

Sem contar que poderá melhorar a comunicação e o trabalho em equipe, tornando o ambiente de trabalho mais leve e produtivo. 

  • Maior qualidade dos serviços

Uma oficina que conta com funcionários capacitados consegue oferecer um serviço de qualidade. E acredite: esse é um diferencial que fideliza o cliente e pode aumentar o número de pessoas que consomem seus produtos e serviços.

Isso porque, quando a sua equipe está atendendo de forma clara, objetiva e humanizada, a clientela passa a preferir sua empresa. E, mais do que isso, passa a indicar seus serviços para amigos e familiares.   

Dessa forma, o marketing boca a boca passa a ser o seu grande aliado. Afinal, você atrai novos clientes sem que haja investimento financeiro para isso.

Como começar a investir no treinamento para oficina?

É muito comum que gestores não incluam em seus planejamentos a execução de treinamento para a equipe, por falta de tempo ou de conhecimento. No entanto, como já mostramos acima, vale a pena incluir o treinamento para oficina na rotina do seu negócio. 

Para começar, é de extrema importância estudar a sua empresa e entender quais são os seus objetivos. Assim, você criar um plano de desenvolvimento que ajude na redução de custos e na resolução de imprevistos.

Além disso, é fundamental definir quais métricas serão utilizadas para identificar os resultados atingidos. Com essas informações em mãos, será possível entender melhor os números de seu negócio. E mais, você poderá treinar a sua equipe para atingir os objetivos mais rapidamente. 

  • Estabeleça metas

Quando você sabe quais metas devem ser atingidas, ficará mais fácil capacitar a sua equipe para chegar no mesmo objetivo. Para isso, o treinamento é uma das melhores maneiras de direcionar a atuação de cada colaborador para que a meta seja atingida.

Além disso, quando você esclarece suas metas para sua equipe, ela poderá ajudar com dicas que podem melhorar ainda mais o rendimento do trabalho.

  • Faça parcerias com fornecedores

Essa é uma ótima alternativa para reduzir custos com o treinamento para oficina. Afinal, nada melhor do que contar com profissionais que conhecem o produto e também querem fidelizar o comprador. 

Sendo assim, converse com seus fornecedores para que ofereçam um treinamento para melhor uso, instalação e venda dos produtos e serviços. 

  • Aposte na teoria e na prática

Um erro muito comum no treinamento para oficina é focar apenas na prática ou na teoria. Na verdade, é preciso equilibrar a maneira como as informações são passadas aos colaboradores. Inclusive, o treinamento teórico pode ser oferecido de forma online.

Dessa forma, você garante um treinamento mais dinâmico e potencializa a absorção do conteúdo. Sem contar que esse método poderá auxiliar no dia a dia de sua oficina. 

Isso porque o conhecimento teórico pode ajudar na identificação de problemas e soluções. Além disso, permite que o funcionário explique de forma clara como o serviço deve ser executado.

Conte com o treinamento para oficina da Escola do Mecânico

Agora que você já sabe porque deve investir em treinamento para oficina, é hora de escolher uma boa escola para auxiliá-lo. Fundada em 2011, a Escola do Mecânico é referência no setor. 

Além de oferecer cursos técnicos e formar profissionais qualificados para a área de mecânica, a Escola oferece treinamentos de qualidade e 100% personalizados para a sua oficina. 

Para isso, ouvimos quais são os principais desafios do seu negócio e desenvolvemos um treinamento para resolvê-los. Após criar um plano personalizado para a sua oficina, nossos especialistas realizam um treinamento presencial com a sua equipe. 

Dessa forma, conseguimos focar em seus reais problemas, fazendo com que treinamento seja muito mais efetivo. 

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Agende uma conversa com a nossa equipe!