Quem precisa usar regularmente o caminhão sabe que não pode deixar de cuidar do veículo ou da gestão da frota. Por essa razão, saber fazer a manutenção preventiva de caminhão é essencial para qualquer mecânico que deseja se especializar na Linha Diesel. 

Diferente de veículos de passeio, essa manutenção é bastante complexa, já que o veículo de carga possui inúmeros componentes e uma mecânica diferenciada. Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura!

Saiba tudo sobre manutenção preventiva de caminhão

A importância da manutenção preventiva de caminhão

O uso constante do veículo faz com que ele se torne mais suscetível a apresentar falhas ou ter seu rendimento prejudicado durante o funcionamento, certo? É por essa razão que a manutenção preventiva de caminhões é fundamental, afinal, é capaz de diminuir esses efeitos. 

Essa área da mecânica nada mais é do que a checagem periódica de diferentes componentes do veículo. Dessa forma é possível identificar, antecipadamente, possíveis falhas ou quaisquer situações que possam interferir no bom funcionamento de veículos pesados. 

Além disso, a manutenção preventiva é a forma eficiente e econômica de garantir maior vida útil da frota de caminhões. Isso porque, como trabalha de maneira preventiva, é uma forma de ficar atento e evitar que pequenos problemas possam se tornar maiores ou causar a interrupção na utilização do veículo. 

É por essa razão que aprender mais sobre técnicas e tipos de manutenção pode abrir novas portas e atrair mais clientes para a sua oficina. 

 

Como realizar a manutenção preventiva de caminhão

Oferecer a manutenção preventiva e resolver problemas no caminhão podem atrair uma nova clientela para o seu negócio. Afinal, esses serviços são essenciais para conservar o veículo em ótimo estado, principalmente, para quem ganha a vida nas estradas. 

No entanto, durante o procedimento de manutenção, é essencial analisar inúmeros componentes Por isso, é importante saber mais sobre cada um deles e entender quais devem ser obrigatoriamente checados. 

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre alguns deles. Confira! 

#1 Níveis de óleo de demais fluidos

Um dos passos mais importantes da manutenção preventiva de caminhão é a correta lubrificação das peças. Essa etapa evita o desgaste prematuro e problemas como o superaquecimento provocado pelo forte atrito entre um componente e outro, como é o caso das peças internas do motor. 

#2 Sistema hidráulico 

Por ser essencial para o correto acionamento dos freios, bem como no auxílio da direção, os componentes desse sistema devem ser analisados com atenção. 

Por isso, é bom checar como andam os níveis de óleo e as condições das mangueiras. 

#3 Sistema de freios

Esse é um dos sistemas mais importantes de qualquer veículo, por isso merece atenção redobrada na hora da manutenção. Nessa etapa, você deve verificar as pastilhas e lonas de freio uma a uma, assim como os bolsões de ar e mangueiras. Isso porque grande parte dos caminhões utilizam o ar para acionar os freios. 

#4 Sistema elétrico 

Hoje em dia, os caminhões estão cada vez mais automatizados. Por isso, é fundamental saber analisar os sistemas elétricos para garantir o correto funcionamento. 

Sendo assim, é importante saber conferir itens como bateria, alternador, bobina, além de cabos e velas. Afinal, esses componentes garantem o bom funcionamento da parte elétrica do veículo.

#5 Motor

Durante a manutenção preventiva de caminhão, a limpeza e checagem do motor devem ser realizadas de forma minuciosa, principalmente em veículos com mais quilometragem. 

Apesar de os problemas com motores serem menos comuns, é importante conferir itens como pressão e o nível de óleo, temperatura, pistões, cilindros e válvulas. Além disso, também é importante conferir os sistemas auxiliares, como o de arrefecimento.

#6 Filtros de óleo e ar

Apesar de bastante simples, esses itens são extremamente importantes. O filtro de ar, por exemplo, evita que impurezas sejam aspiradas pelo motor e atrapalhe a queima do combustível. 

Já o filtro de óleo garante a pureza do fluido e diminui os riscos de entupimentos e má lubrificação de componentes internos. 

#7 Verifique os pneus

Um ponto de extrema importância na manutenção preventiva é a checagem dos pneus, afinal ele é responsável pela estabilidade do caminhão. 

Então, qualquer sinal de cortes, baixa calibragem, ferrugem nos parafusos, furos e vazamentos é preciso ser analisado e ajustado para garantir a segurança do motorista e diminuir o risco de acidentes. E, claro, não se esqueça de analisar também os steps

#8 Paletas do limpador

As paletas do limpador do para-brisas são essenciais para a visibilidade em períodos de chuva. Entretanto, com o tempo, eles podem ressecar e deformar, principalmente com a falta de uso. Por isso, avaliá-los na manutenção preventiva de caminhão também é muito importante. 

Esse passo é fundamental, já que podem causar danos no para-brisas, um item bastante caro para substituir em um caminhão. 

#9 Sistemas de iluminação 

A falta de manutenção preventiva nesse sistema pode interferir diretamente na segurança do motorista e passageiros. Por isso, é essencial checar esse sistema com atenção. 

Afinal, ele garante maior visibilidade, principalmente em condições noturnas, de neblina ou chuva forte. Além disso, evita a incidência de infrações de trânsito, como trafegar com lâmpadas queimadas. 

#10 Baú

Por fim, mas não menos importante, é preciso saber analisar o baú de caminhões com transporte de carga. Nessa peça, os cuidados começam com a instalação, afinal, os equipamentos devem ter as características técnicas ideais para o tamanho de cada veículo.

É importante avaliar a presença de furos e vazamentos, de modo a proceder com o conserto em tempo hábil. 

Esses são só alguns dos itens que merecem atenção na hora de realizar a manutenção preventiva de caminhões. Na verdade, quanto maior o número de componentes checados, menores as chances de aparecerem problemas no veículo. 

Por essa razão, é importante se qualificar na área para saber como atender essa demanda com qualidade. Afinal, é preciso saber realizar todos os procedimentos e utilizar os recursos tecnológicos que tornam a manutenção mais confiável. 

Com isso, você consegue entregar um serviço de qualidade, fidelizar uma nova clientela e sair na frente dos concorrentes. Além disso, atente-se também às técnicas de manutenção preditiva, que se baseiam nos dados que o próprio caminhão fornece. 

 

Conte com a Escola do Mecânico

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a manutenção preventiva de caminhão, que tal aprender mais sobre mecânica de Linha Pesada? 

Para isso, você pode contar com a Escola do Mecânico. Aqui, oferecemos cursos profissionalizantes em diversas áreas da mecânica, incluindo a linha diesel. 

Nessa área, você poderá aprender mais sobre motores, eletricidade, mecânica e até operação de empilhadeiras. Clique aqui e conheça mais sobre nossos cursos.