Se você é dono ou pretende abrir uma oficina já deve saber que as ferramentas para oficina mecânica são grandes facilitadoras do trabalho. Afinal, são elas que ajudam na execução dos mais diversos tipos de tarefas.

Além de otimizar o tempo de serviço, os equipamentos certos também garantem mais qualidade e eficiência na entrega das demandas. Então, continue a leitura e veja quais são as ferramentas para oficina mecânica que não podem faltar no seu estabelecimento.

Ferramentas para oficina mecânica: saiba quais não podem faltar na sua

Conheça algumas das principais ferramentas para oficina mecânica

Se você tem o sonho de abrir o próprio negócio, precisa saber quais são as principais ferramentas para oficina mecânica. Isso porque elas são fundamentais para executar com precisão e eficiência os trabalhos do dia a dia.

 Além disso, com o mercado cada vez mais competitivo, investir em equipamentos que otimizem o tempo de serviço pode colocar o seu negócio na frente dos concorrentes.

Por isso, reunimos aqui quais são as ferramentas para oficina mecânica que não podem faltar no seu dia a dia. Confira!

1. Jogo de chaves

Quem já trabalha em oficina mecânica sabe que os diferentes tipos de chaves são fundamentais para lidar com a variedade de parafusos. É por isso que ter em um jogo completo pode ser um bom investimento para o seu negócio.

Afinal, é preciso estar preparado para atender as demandas e lidar com a grande variedade de peças de carros. Além disso, por serem muito utilizadas no dia a dia, é importante garantir que o jogo de chaves seja de qualidade.

Assim, você aumenta a durabilidade das ferramentas e ainda gera uma economia para o seu negócio. Abaixo, falaremos dos tipos de chaves que não podem faltar na sua oficina mecânica.

1.1 Chave inglesa

Conhecida como chave de boca regulável ou chave de aperto, esse tipo de ferramenta facilita a aplicação do torque para girar parafusos e porcas.

1.2 Chave allen

A chave allen é uma das principais ferramentas para oficina mecânica. Isso porque são usadas como uma alavanca para apertar e soltar parafusos com cabeça sextavada.

1.3 Chave de boca

Também conhecida como chave fixa, usamos essa ferramenta para segurar porcas e parafusos para apertos.

1.4 Chave de fenda

Ter uma variedade de chaves de fenda também é essencial para uma oficina mecânica. Afinal, elas são fundamentais para apertar ou afrouxar diferentes tipos de parafusos.

2. Kit de alicates

Assim como as chaves, os alicates são ferramentas importantes para o dia a dia de uma oficina mecânica. Por isso, invista na variedade desse tipo de equipamento. O ideal é que você utilize os alicates de acordo com cada função a que se destinam. 

Enquanto os alicates de corte são ótimos para cortar fios e conduítes, os alicates de bico ajudam a pegar peças pequenas, por exemplo. Portanto, são ferramentas para oficina mecânica que devem estar sempre à mão.

3. Torquímetro

Esse equipamento tem como função mostrar a força que o mecânico utiliza para apertar ou afrouxar um parafuso. Isso porque muitas montadoras indicam os valores dos torques para as peças de um carro.

Existem diversas opções de modelos no mercado, como o torquímetro de estalo, dinâmico e eletrônicos. O torquímetro de estalo emite um pequeno estalo para indicar o torque correto, enquanto o torquímetro dinâmico funciona através de um ponteiro.

Já os eletrônicos apontam o torque ideal através de indicadores digitais. Todos os modelos possuem a mesma finalidade, portanto, cabe a você escolher o de sua preferência.

4. Macacos

Importantes para suspender determinada parte do veículo, esse equipamento é prático de manusear e facilita a tarefa de levantar e abaixar o carro. Portanto, é uma das ferramentas de oficina mecânica que não podem faltar no seu estabelecimento.

Dentre os principais serviços, um macaco hidráulico ajuda no conserto de rodas, amortecedores e trocas de pneus, sem perder a agilidade no processo.

5. Manômetro

A principal função do manômetro é verificar anomalias ou irregularidades nos itens dos carros que precisam de pressão para trabalhar. Ou seja, é um equipamento que analisa os sistemas de freios, motor, arrefecimento e combustível.

Assim como o torquímetro, o manômetro possui diversos modelos analógicos e digitais.

6. Scanner automotivo   

Com um scanner de automóveis é possível realizar diversos ajustes em um carro, com maior riqueza de detalhes e diagnósticos mais precisos. Isso porque esse tipo de equipamento trabalha comparando uma série de parâmetros preestabelecidos, em sistemas de injeção eletrônica e demais sensores do automóvel. 

Outra vantagem é que ele prevê determinados problemas com antecedência e ainda aponta as melhores opções de configurações.

7. Alinhador de direção

Um alinhador de direção é o responsável por alinhar os ângulos das rodas do veículo. Assim, o carro pode ser alinhado de forma adequada. Esse tipo de ferramenta pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Afinal, não são todas as oficinas que oferecem esse tipo de serviço.

8. Multímetro

Um dos equipamentos mais famosos para medida elétrica é o multímetro.   Geralmente, usamos essas ferramentas para medir corrente elétrica, resistência e capacitância de um veículo. E, considerando que os carros possuem, cada vez mais, componentes elétricos, essa ferramenta, sem dúvidas, será útil em sua rotina.

9. Elevadores automotivos

Com a adoção de elevadores, os serviços realizados nas partes inferiores dos automóveis ficaram mais fáceis de serem realizados.

Além disso, a ferramenta causa uma ótima impressão estética e demonstra preocupação com a infraestrutura. Esses pontos podem ser muito importantes para a escolha do cliente.

 

Preparado para abrir a própria oficina?

Agora que você já sabe quais são as principais ferramentas para oficina mecânica é hora de dar mais um passo em busca do seu próprio negócio.

Para isso, você pode contar com o nosso ebook exclusivo gratuito: Como abrir a sua oficina. Nele, você encontra tudo o que precisa saber para tirar o projeto do papel e investir no seu negócio próprio. Clique aqui para baixar.

Além disso, um curso de mecânica pode ser um grande diferencial para destacar a sua oficina no mercado. Então, confira as diversas opções de cursos oferecidos pela Escola do Mecânico e escolha já o seu!