Quem é apaixonado por carros também se preocupa muito com a aparência dele, certo? É por essa razão que a busca por centros de estética automotiva cresce a cada dia. 

Portanto, aprender mais sobre esse tipo de serviço pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Então, continue a leitura para entender um pouco mais sobre ele!

Estética Automotiva: conheça e entenda essa nova tendência

O que é a estética automotiva? 

O serviço de estética automotiva tem gerado interesse de muitas pessoas que amam cuidar de cada detalhe de seu veículo. Isso porque essa área permite que você realize procedimentos que elevam o visual do carro, deixando-o ainda mais atraente. 

Mas não é só isso! Os procedimentos podem beneficiar muito mais do que a aparência. Isso porque, quando realizados corretamente, podem aumentar a vida útil do veículo. Afinal, a manutenção desacelera o desgaste e ainda previne possíveis problemas. 

Na estética automotiva, os serviços realizados são manutenção, limpeza e cuidados com diversos detalhes. O objetivo é potencializar a limpeza interna do carro, removendo manchas mais difíceis de detectar, e a aparência externa, com lavagens mais detalhadas ou aplicação de produtos especiais na pintura.

De acordo com Sidnei, instrutor da Escola do Funileiro, além da alta procura pelo serviço, a estética automotiva possui a vantagem de baixo investimento inicial. Por isso, pode ser um grande diferencial para quem quer se especializar na área.

Para entender melhor sobre os serviços realizados, vamos falar um pouco mais sobre alguns deles. Confira! 

Higienização interna 

Na estética automotiva, a higienização interna atua removendo manchas e sujeiras mais difíceis de detectar e retirar do veículo, como as que ficam em espaços pequenos e que precisam de maior atenção. Além de deixá-lo mais limpo, a higienização aumenta a vida útil do veículo e de acessórios internos.

Mas, para isso, é preciso maior cuidado para limpar o painel, volante, marcha, cintos de segurança, bancos e outros. Dessa forma, também é possível remover as bactérias, como as que ficam alojadas no interior do carro. 

Além de limpar as superfícies, a higienização interna automotiva é capaz de cuidar da saúde de quem utiliza o veículo. Afinal, com as sujeiras, bactérias e fungos eliminados, a qualidade do ar dentro do carro também melhora consideravelmente. 

No caso de veículos com bancos de couro, a higienização merece atenção especial. Isso porque o material pode ressecar e desbotar com o passar do tempo. Por isso, é importante hidratar a superfície de forma periódica, a fim de manter o pH do couro equilibrado. Dessa forma, os bancos ganham um toque macio e diminui o rangido da superfície. 

Vitrificação 

Esse serviço é uma das grandes novidades da estética automotiva. Nele, uma camada líquida reveste a lataria, criando uma película para a pintura. Dessa forma, os poros do verniz se fecham e evitam o desgaste causado por poeira, arranhões, clima, raios uv e arranhões. 

Para isso, são utilizados produtos de alta performance que agem sobre toda a parte externa do veículo. Assim, a pintura da lataria ganha um brilho extra e mais tonalidade, deixando o veículo com um visual renovado e que durará por mais tempo.

Oxi-sanitização

Esse serviço é realizado por meio do gás ozônio, um sanitizante natural muito mais forte do que o cloro para a limpeza. Dessa forma, ele permite a eliminação de vírus, fungos e bactérias, prevenindo uma série de doenças, uma vez que melhora a qualidade do ar. 

Essa técnica também elimina odores desagradáveis, como cheiro de cigarro, líquidos e alimentos, por exemplo. Além disso, possui fácil aplicação e manuseio do equipamento. 

Espelhamento 

O espelhamento é uma técnica realizada para eliminar riscos do carro e deixar sua pintura mais brilhante. Ao mesmo tempo, o espelhamento pode proteger contra desgastes causados por sujeiras, luz solar, chuva, entre outros. 

Para isso, o veículo recebe uma camada de verniz, que possui uma durabilidade de 6 meses. Portanto, é importante fazer o serviço de forma periódica.

Limpeza do ar-condicionado

Esse serviço de estética automotiva também melhora o bem-estar do motorista e seus passageiros. Isso porque, a higienização elimina ácaros, fungos, bactérias, vírus e poeira acumulados no ar-condicionado. 

Dessa forma, é possível prevenir irritações respiratórias e alergias na pele e mucosas. Além disso, essa limpeza também ajuda a manter o equipamento funcionando, já que o acúmulo de sujeira e umidade podem causar a queima do ar-condicionado. 

Cristalização de vidros

Entre todos os serviços, a cristalização é um dos que garante maior segurança ao consumidor. Isso porque ele consiste na impermeabilização do para-brisa do veículo. Dessa forma, mesmo em dias de chuva intensa, o motorista garante sua visibilidade. 

Esse serviço pode ser realizado em todos os vidros do veículo, já que também cria uma barreira de alta resistência contra a salinidade marinha, respingos de asfalto, poeira, insetos e outras sujeiras que podem aderir à superfície do vidro. 

Limpeza de chuva ácida

A chuva ácida é um fenômeno comum em grandes centros urbanos e ocorre quando a água da chuva se mistura com gases poluentes. Quando ela evapora nos vidros e lataria do veículo, o que sobra são os agentes contaminantes. 

Além de não serem eliminados na lavagem convencional, esses agentes deixam a pintura manchada, podendo até causar corrosão.

Por essa razão, a estética automotiva inclui serviços de lavagem para remoção dos efeitos causados pela chuva ácida. Dessa forma, é possível eliminar as manchas e marcas deixadas na superfície do veículo, aumentando a vida útil da lataria. 

Polimento do farol

Além de melhorar o visual do veículo, o polimento dos faróis também garante maior visibilidade ao motorista. Isso porque esse serviço elimina o desbotamento e a aparência fosca que tende a aparecer nos faróis com o tempo. 

Como resultado, as luzes e lanternas voltam a iluminar de forma mais potente, garantindo mais visibilidade e segurança ao motorista e passageiros. Por essa razão, esse serviço é recomendado de forma periódica para evitar que sujeiras e arranhões fiquem acumulados por muito tempo. 

Limpeza externa 

Por fim, a limpeza externa do veículo também é um serviço de estética automotiva. No entanto, ela vai muito além de água e sabão. Aqui, os produtos são mais tecnológicos e, muitas vezes, ajudam a economizar água. 

Além disso, esse tipo de cuidado consegue evitar manchas e danos à pintura, já que o acúmulo de sujeira pode causar arranhões e deterioração das superfícies.

Já a limpeza do motor previne que sujeiras prejudiquem o funcionamento do veículo. Por isso, ela costuma ser feita de modo artesanal, usando pincéis e produtos biodegradáveis tanto no motor, quanto no bloco e no alojamento. 

Conheça a Escola do Funileiro

Agora que você já sabe mais sobre a importância da estética automotiva, que tal investir em um curso específico nessa área? Com isso, você poderá atrair e fidelizar uma nova clientela, além de sair na frente de outros concorrentes. 

Bom, e para quem se interessa pelo assunto e está em busca de um curso de estética automotiva para se especializar no segmento não deve deixar de conhecer a Escola do Funileiro

A Escola do Funileiro é uma empresa irmã da Escola do Mecânico e está localizada na cidade de São Paulo.

Além de oferecer um curso completo nessa área, ela ainda possui uma abordagem realista sobre o dia a dia do profissional que atua na área. Assim, os alunos têm a  oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências que consolidam os conhecimentos teóricos às práticas do dia a dia de uma funilaria ou oficina. 

Além disso, ela oferece material didático rico em informações, dinâmicas de técnicas de vendas do serviço e suporte técnico do instrutor mesmo após o término das aulas. 

De acordo com o Instrutor da Escola, a dica para quem deseja atuar na área de estética automotiva é planejamento. Por isso, faça um levantamento dos investimentos iniciais, estude o local de atuação e os concorrentes, saiba precificar o serviço e o tempo de execução de cada um deles. 

E, claro, conte com a Escola do Funileiro para aprender todas as técnicas. Clique aqui e conheça mais sobre os cursos disponíveis.