E você, está pronto para os híbridos? Oferecido por Mobil
Os carros híbridos já são uma realidade inegável do mercado automotivo brasileiro, com lançamentos cada vez mais diversos. Os números mostram um crescimento claro desses veículos nas ruas. A frota de híbridos passou de cerca de 3.100 veículos, em 2015, para mais de 100 mil em 2023, segundo dados da Neocharge. Desses números, a maior parte corresponde a híbridos leves, aqueles em que a bateria é recarregada a medida que o carro é usado. Uma projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) diz que o Brasil pode ter até 62% de carros eletrificados em 2035, sendo que, no Brasil, os 100% elétricos ainda devem permanecer restritos por mais tempo, com os híbridos ocupando cada vez mais espaço no mercado. No balanço mensal da Anfavea de fevereiro de 2023, carros elétricos e híbridos atingem 3,6% de participação no mercado, um novo recorde.
Um futuro mais limpo
Essa mudança acontece porque o setor automotivo se transforma para poluir cada vez menos, atendendo à crescente exigência da legislação ambiental quanto à redução de emissão de gases poluentes. Foram ações como a implantação de catalisadores nos veículos, substituição do carburador pela injeção eletrônica e a diminuição dos motores que contribuíram para gerar menos poluição. Atualmente, temos sistemas de pós-tratamento dos gases de escape, evoluções mecânicas no motor e um ótimo controle da qualidade da combustão, fatores que ajudaram com que os gases poluentes chegassem aos menores índices de emissão da história. No entanto, a redução do dióxido de carbono (CO2) segue sendo um desafio, pois quanto melhor e mais eficiente for a combustão, maior é a emissão de CO2. É aqui que os híbridos ganham importância, uma vez que deixam o motor a combustão interna desligado durante algumas situações e realizam a tração por um motor elétrico.
Por que usar lubrificantes específicos?
A lubrificação nos veículos híbridos, assim como nos veículos convencionais, pede lubrificantes com classificação de desempenho cada vez mais superior. Além disso, em um carro híbrido, o motor a combustão tem uma operação diferente do que apresenta em um modelo convencional. O motor trabalha de forma irregular, parando nos momentos em que o carro está em movimento, e leva mais tempo para alcançar a temperatura ideal. Isso faz com que a água não seja eliminada do motor pela evaporação, favorecendo a corrosão nas partes metálicas e a oxidação acelerada. Também ocorre uma diluição do lubrificante a partir da mistura com o combustível, alterando a viscosidade do lubrificante, diminuindo sua capacidade de proteção. Ou seja, é preciso usar um lubrificante desenvolvido especificamente para atender a essas condições.
A linha Mobil Super™ exclusiva para híbridos
A marca de lubrificantes Mobil™ é, mais uma vez, pioneira e traz para o mercado brasileiro uma linha exclusiva para carros híbridos. Os lubrificantes Mobil Super™ Hybrid têm uma fórmula especial, a Hybrid Tech, desenvolvida para suportar todas as necessidades de uma motorização híbrida. Ela permite partidas fáceis e uma rápida circulação do óleo durante as partidas a frio para proteger partes críticas do motor, auxilia na economia de combustível e controla melhor a oxidação em uma condição mais severa de uso. São dois produtos: o Mobil Super™ Hybrid 5W-30 e o Mobil Super™ Hybrid 0W-20, ambos totalmente sintéticos. Conheça e abasteça a sua oficina para um presente e um futuro mais sustentáveis, como seu cliente quer e o mundo precisa.
Se tem futuro, tem movimento. Se tem movimento, tem Mobil™.
Veja também:
23 de março de 2023
Aplique o marketing nas oficinas mecânicas
19 de agosto de 2022
Concessionária ou oficina? Conheça os prós e contras de cada uma
9 de agosto de 2022
Falha no motor: conheça 3 diagnósticos possíveis que podem te ajudar
Veja também:
23 de março de 2023
Aplique o marketing nas oficinas mecânicas
9 de agosto de 2022
Falha no motor: conheça 3 diagnósticos possíveis que podem te ajudar
1 de outubro de 2021