Aumentar os ganhos de vendas em oficinas é uma das tarefas mais desafiadoras dos responsáveis pela gestão de uma oficina mecânica. Isso envolve gastar menos, produzir mais, reter clientes, conquistar novos, todas essas são tarefas trabalhosas e que requerem atenção e planejamento.

Para ajudar você nessa missão, listamos neste artigo algumas formas de aumentar os ganhos de vendas na sua oficina com medidas objetivas e práticas. Confira!


Como fazer para aumentar os ganhos de vendas na sua oficina

1. Aposte em variados tipos de serviços

Ampliar o portfólio de serviços da sua mecânica e se tornar um negócio completo, que atende a todas as necessidades do cliente, é uma das formas mais simples de aumentar os ganhos de vendas na sua oficina.

Para isso, aposte em dois tipos de serviços distintos: aqueles mais baratos e recorrentes, que vão ter a função de manter dinheiro entrando no caixa da empresa, e outros, mais caros e especializados, que são mais esporádicos, mas somam um bom valor à sua receita.

Além disso, vale também apostar em serviços complementares para aumentar o valor gasto pelo cliente na sua mecânica. Uma limpeza interna e externa do carro ou um polimento podem ser oferecidos a quem contrata serviços como a revisão geral do carro, a manutenção do ar-condicionado ou o balanceamento dos pneus.

Porém, como fazer para ampliar o portfólio de serviços sem contratar mais membros para a equipe? Será necessário desenvolver nos seus mecânicos diferentes expertises, através de ensino e treinamento. O ideal é que eles tenham habilidades complementares e que frequentem cursos que agreguem sempre novas possibilidades de tipos de serviços.

2. Invista na qualificação dos seus profissionais

Já falamos aqui anteriormente sobre a importância de investir em treinamento para a sua equipe, é verdade, mas sempre vale reforçar esse ponto. 

O primeiro motivo pelo qual atualizar os conhecimentos dos seus trabalhadores é relevante para aumentar os ganhos de vendas na sua oficina está relacionado à padronização do nível de qualidade do trabalho. Afinal, profissionais bem treinados e capacitados executam os serviços com um nível de excelência que é valorizado pelo seu cliente e pode ser um forte diferencial de mercado.

Outro bom motivo para apostar em treinamento na sua gestão é porque ele aumenta a rentabilidade do negócio. Profissionais pouco qualificados podem causar mais erros, desperdício de materiais e demora na entrega dos serviços. Já mecânicos capacitados vão conseguir ser mais assertivos no trabalho, entregando mais serviços no mesmo tempo.

Além disso, os treinamentos servem também para manter os seus profissionais atualizados das novidades da indústria automobilística, que está em constante transformação. Assim, eles serão pioneiros nos consertos e melhorias que existam para os modelos mais inovadores de carros e motos.

3. Atenção ao atendimento oferecido ao cliente

A maneira que o cliente é tratado é diretamente responsável por ele querer continuar a gastar o seu dinheiro na sua mecânica no futuro ou partir para um concorrente. E, lembre-se, qualquer cliente é também uma forma de divulgação para o seu negócio: ele pode indicar os seus serviços para amigos e familiares!

Portanto, veja como garantir o melhor tratamento possível, do início ao fim de qualquer atendimento.

Antes da contratação do serviço

Vai receber clientes na sua oficina? Ambientes desorganizados ou sujos podem causar uma má impressão. Garanta que o local de trabalho esteja sempre apropriado para as visitas.

As comunicações entre funcionários no ambiente de trabalho também precisam ser orientadas. Linguagem chula ou preconceituosa pode afastar mulheres, pessoas racializadas ou homossexuais e fazer o seu negócio perder dinheiro.

Outro ponto importante que ajuda a aumentar os ganhos de vendas na sua oficina é ter um relacionamento com o cliente baseado em confiança e credibilidade. Por isso, seja transparente quanto aos prazos e não prometa o que não conseguirá cumprir porque pode frustrar o consumidor. 

Por fim, o básico: seja solícito e educado nos atendimentos, explicando o que há de errado com o carro deles e o que será feito de maneira que eles possam compreender.

Depois de ter entregado o serviço

O relacionamento depois que o serviço é feito também tem importância e deve ser valorizado para gerar a fidelização do cliente. Mas como fazer para o cliente se sentir cuidado depois que o trabalho é feito?

A riqueza mora nos detalhes! A gestão pode, por exemplo, ligar para os clientes e perguntar se estão satisfeitos com o serviço oferecido, conferir se está tudo bem com o automóvel alguns dias depois de entregue. Além disso, é possível oferecer um período de garantia que o cliente possa voltar caso não esteja certo de que o problema foi resolvido.

4. Trabalhe as suas habilidades de negociação

Já parou para pensar que uma das formas de aumentar os ganhos de vendas na sua oficina pode ser gastar menos dinheiro? Pois é, baratear os preços dos materiais comprados ou do seu transporte podem causar uma lucratividade maior para cada serviço.

Para isso, será necessário fazer um levantamento de qual é o volume de negócios pretendido (isso é, quantos produtos você pretende comprar ao longo do mês, por exemplo) e de qual é o prazo máximo que se pode esperar para que o produto seja entregue. Isso porque, às vezes, ao entregar peças para dois clientes diferentes numa mesma região, o seu fornecedor consegue baixar o preço da entrega.

Depois que esse cálculo é feito, você tem todas as informações necessárias para entrar em contato com os fornecedores. Procure falar com os vendedores que sempre atendem a sua oficina e que ganham a comissão com o seu negócio, eles terão um maior interesse em manter você como um cliente, ainda que a margem de lucro seja reduzida.

5. Divulgue os seus serviços online

Para aumentar os ganhos de vendas na sua oficina, a gestão também precisa estar disposta a investir em comunicação. Afinal, a internet tem muita importância nos dias de hoje no sentido de divulgar o seu trabalho para novos públicos.

O fato é que não faltam opções de como fazer isso!

Você pode, por exemplo, divulgar os tipos de serviços da sua oficina em um website e nas redes sociais. Outra boa ideia é atualizar as informações no Google Meu Negócio, para que pessoas que procurarem uma mecânica próxima a elas no Google encontrem a sua empresa. É possível ainda comunicar promoções e pacotes de serviços especiais para quem já é seu cliente através de disparos de e-mail ou via WhatsApp. 

Escolha o meio de comunicação que a sua equipe consiga manter atualizado e amplie as suas chances de ganhar dinheiro trabalhando a publicidade do seu negócio.

Agora que você já sabe como aumentar os ganhos de vendas na sua oficina, continue aprendendo a melhorar a performance do seu negócio! No nosso blog você encontra outros conteúdos que podem te ajudar nesse desafio, como os nossos artigos sobre 10 dicas para criar uma padronização nos serviços da sua mecânica, como fazer um controle de estoque e a importância de investir no pós-venda para fidelizar os seus clientes. Boa leitura!

Se você precisa aumentar seus lucros nas vendas de produtos e serviços da sua oficina, o Treinamento da Escola do Mecânico pode te auxiliar nesse processo. Fale conosco através do nosso formulário que nossa equipe entrará em contato.