Você deve estar se perguntando: quem é o Tales e como ele pode me ajudar a abrir a minha oficina. Certo? Pois é, o Thales conseguiu realizar o seu sonho dentro da sua própria casa, e ainda conquistou sua independência financeira. Top né? Mas para você entender melhor como ele saiu do quase nada, para esse resultado acima, vamos começar pelo começo.

Como o Thales abriu sua oficina?

Thales Novaes tem 25 anos e passou por poucas e boas (na verdade foram muitas). Desde adolescente já amava o mundo das motos, mas não acreditava que poderia viver somente desse Hobbie. Acabou se envolvendo na vida do crime, e foi preso, mas isso não foi suficiente para fazê-lo desistir de lutar pelo seu sonho.

Assim que saiu da cadeia, começou a procurar emprego para sustentar sua família. Conseguiu ingressar em uma oficina mecânica, e foi dessa forma que ganhou uma bolsa de estudos na Escola do Mecânico. A partir daí, sua vida mudou da água para o vinho.

Se esforçou muito para concluir os seus estudos com excelência, e assim que se formou, já estava trabalhando na área de mecânica. Mas isso não foi suficiente: o Thales queria empreender.

Saiu da oficina em que trabalhava, e abriu sua própria dentro de casa. Começou atendendo poucas motos na sua garagem, e com o tempo, o número de clientes foi aumentando. Ele foi criando confiança no seu público com o seu conhecimento e habilidades. Em pouco mais de 10 meses, Thales já atendeu mais de 400 clientes, com uma oficina cheia de equipamentos.

Thales “fez por merecer”, e hoje consegue sustentar sua família, e viver muito bem: tudo isso vivendo de moto!

Abrir oficina de moto
Thales abriu sua oficina de moto, e conseguiu sua independência financeira.

Por que trabalhar com moto pode ser um tiro de sorte?

O mercado está mudando, e no mundo da moto não poderia ser diferente.  Cada vez mais vemos motociclistas trabalhando com deliverys. Essa foi uma área que cresceu muito na pandemia. Restaurantes tiveram que se adaptar a uma nova rotina de trabalho, para se manterem em meio ao caos do isolamento.

Mas agora, onde entram os mecânicos nessa mudança toda? Para quem gosta muito de moto, e tem uma noção grande, sabe que esses veículos precisam de troca de óleo semanalmente. Além disso, com o excesso do uso, os reparos também são mais frequentes.

É nesse momento que você, que está interessado em como abrir a sua oficina, pode entrar. A demanda cresce a cada dia, e não existem muitos profissionais especializados no mercado. É uma área em ascensão, e quem entendeu isso, está se dando bem, assim como o Thales.

De acordo com a Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos do Brasil, a venda de motos teve um aumento de 33,68% comparado à 2021. Foram vendidas cerca de 274.766 motocicletas em 2022. No total, segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 24 milhões de motos no total. Muita coisa, né?

Além disso, hoje em dia existem no total 67.390 oficinas de mecânica de moto e carros no Brasil inteiro, de acordo com o Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios). Isso tudo comprova o que estamos falando aqui:

Muita moto no mercado, mas pouca oficina para manutenção, o que resulta em oportunidades!

 

Como eu posso abrir a minha oficina de motos?

Agora que você percebeu que existe uma oportunidade de mercado bem na sua frente, é a hora de pensar na prática.

Abrir um negócio e empreender pode parecer assustador no começo. Por onde começar? O que devo fazer? Como me manter no negócio?

Se você está pensando nisso, fique calmo. Preparamos 7 dicas para te ajudar nessa empreitada.

1)      Se especialize e nunca pare de estudar

Como tudo na vida, o segredo é o estudo. Quanto mais você souber da área, mais conhecimento vai ter, e seu trabalho vai se destacar pela qualidade do serviço prestado.

No mercado das motos é a mesma coisa. Existe curso especializado em motos para você iniciar essa carreira de sucesso. Lembre-se, quanto mais você souber, melhor vai conseguir atender seus clientes e resolver os problemas que vão aparecer. O mercado está sempre cheio de novidades para aprender, e colocar em prática.

 

2)      Ter uma boa localização da sua oficina

Abrir sua oficina em um lugar movimentado, e que passem diariamente muitas pessoas, é um bom começo. Isso porque a divulgação já vai acontecer sem você precisar fazer nada. Mas, se assim como o Thales, a ideia inicial for abrir a sua oficina na sua própria casa, você precisa se atentar em algumas coisas.

As pessoas precisam saber que você está começando um novo projeto. A estratégia de “boca a boca” vai ser essencial nessa etapa. Você vai precisar se comunicar, e mostrar que você sabe do assunto.

 

3)      A documentação da sua oficina tem que estar em dia

Depois que você já arrumou o seu local de trabalho, vai precisar deixar tudo legalizado. Essa parte é muito importante para que tudo aconteça do jeito que a lei permite (assim você evita possíveis problemas futuros).

 

4)      Coloque na ponta do lápis todos os seus gastos para abrir a oficina

Você vai precisar se organizar e fazer o seu planejamento financeiro. É nesse momento que você vai identificar os seus gastos, o quanto precisa ganhar, e como vai usar esse dinheiro para aperfeiçoar a sua oficina.

O ideal é que você use planilhas para facilitar a sua organização. Mas uma caderneta com anotações frequentes também pode te ajudar.

 

5)      Estude as suas concorrentes de oficina

Como em qualquer negócio, estudar aqueles que já estão no mercado há mais tempo é essencial. Nessa etapa, você vai entender o que dá certo ou não em uma oficina, quais são suas oportunidades, e vantagens competitivas. Vai conseguir entender também se você tem alguma desvantagem, e se consegue melhorar isso com alguma estratégia.

Você pode fazer isso de tempos em tempos. Converse com seus clientes, peça a opinião deles, e veja como você pode aprimorar os seus serviços.

 

6)      Mantenha a sua oficina organizada

Parece óbvio, mas não é (acredite). As vezes temos a impressão de que o ambiente de uma oficina deve ser bagunçado, e muitas vezes sujo. Precisamos tirar essa visão e entender que o cliente gosta de ver as coisas arrumadas. Ele precisa se sentir bem no ambiente que está, para que queira indicar seu estabelecimento para outras pessoas também.

Tente manter sempre tudo em ordem, e deixar a sua oficina organizada. Guarde seus equipamentos no local correto, e mantenha tudo limpo e confortável. Isso vai te ajudar a conter possíveis gastos extras, além de ajudar na fluidez do seu trabalho, e dos seus futuros funcionários.

 

7)      Continue sempre divulgando a sua oficina

A divulgação vai ser sempre necessária. Cuidar do seu marketing é o que vai te ajudar a se manter firme.

As pessoas têm que te conhecer, e para isso, você precisa ser visto. Faça panfletos, comunique as pessoas próximas que você abriu uma oficina, e tente se destacar na área com o seu trabalho.

Lembre-se: um bom atendimento e um trabalho bem-feito sempre vão atrair mais pessoas.

 

Existem mais pessoas igual ao Thales que abriram a sua oficina

Assim como o Thales, existem muitos sonhadores por aí que conseguiram gerar renda, e abrir suas próprias oficinas. Só olhando para os alunos que passaram pela Escola do Mecânico, mais de 3.000 conseguiram emprego na área, ou abriram sua própria oficina, e hoje trabalham com o que gostam. Legal, né?

O mercado está oportuno, e muita gente já está vendo isso. Hoje no Brasil temos cerca de 22.604 pessoas se qualificando no mercado, de acordo com o Sindirepa, mas ainda assim, existem poucas oficinas sendo abertas, para dar conta de tanta demanda.

Então concluímos que: o mercado está aquecido. Tem que aproveitar!

Administrando sua oficina

Se você chegou até aqui, é porque se interessou pelo assunto. Você já pensou que pode ser o próximo Thales a realizar o sonho de abrir a sua oficina?

Pois é, isso pode acontecer, e agora que já entendeu um pouco de como esse negócio pode ser promissor, você vai precisar entender como administrar a sua oficina.

Mas no momento, as coisas que você mais pode tirar de lição com o Thales são: siga seu sonho, crie sua rede de apoio, e não desista tão fácil. Em todo mercado você vai encontrar desafios, o que não pode é desanimar com eles.

Se você ainda não tem nenhum conhecimento sobre esse assunto, mas quer fazer parte desse grupo, nós temos um curso de moto perfeito para você.

Além disso, você pode se especializar em outros temas também. O curso de Alta Cilindrada é ideal se você quiser subir o nível da sua oficina, e bombar ainda mais o seu orçamento. Bora lá?