Torque x Potência: Funções e Diferenças

Ao comprar um carro, as principais buscas são em fatores como estética, cor e custo benefício. Mas será que ao buscar um automóvel as pessoas entendem sobre algumas características básicas que levam um bom funcionamento do seu veículo? Vamos te mostrar aqui as principais características de funcionamento do torque e potência de um automóvel.

 

Conceito de Torque e Potência

Para entender o conceito de torque e potência, precisamos analisar algumas questões. Por exemplo, ao acelerar um carro rapidamente, arrastar um peso muito alto ou atingir altas velocidades, eu avalio a questão de torque ou potência?

Quando analisamos a decisão  de compra de um veículo geralmente temos como características de principais buscas itens como: conforto, preço, cor, acessórios, opcionais, e percebemos que as pessoas acabam deixando de lado um ponto muito importante, o que há por dentro do veículo, por exemplo, torque e potência. Então, após o veículo comprado, o proprietário percebe que ao acionar o ar-condicionado em um aclive o veículo perde potência e nessa hora o encanto acaba. 

Pensando nesses detalhes vamos definir torque e potência de uma maneira bem simples.

 

Definição de potência

Potência é a capacidade de uma máquina realizar um trabalho num certo tempo. Quando pensamos em um carro de corrida, ele precisa percorrer uma volta no circuito no menor tempo possível, logo a potência está relacionada à velocidade do veículo. 

Quando a potência de um veículo é divulgada na ficha técnica, aquela potência é a máxima, geralmente desenvolvida em altas rotações, ou seja, em velocidade.

Definição de Torque

Já o torque, é um momento de força. Agora de onde vem esse torque ou esse momento de força no motor? O torque aplicado no motor vem das bielas que transmitem essa força ao virabrequim, com isto o deslocamento do pistão e o comprimento das manivelas do virabrequim irá determinar o torque do motor, ou seja, sua força.

As Montadoras de veículos procuram encontrar a melhor curva de torque e potência do motor, pensando em balancear a qualidade e duração de um veículo. 

É importante lembrar de que os motores dos veículos mais antigos geralmente eram maiores comparados aos atuais, porém tinham menor potência e torque. Isso acontece porque atualmente esses veículos receberam novas tecnologias que permitem ao motor ter maior eficiência com um tamanho menor.

Outro fator importante de se destacar é a relação peso x torque. Por exemplo, podemos comparar um caminhão moderno que, apesar de possuir um torque muito maior comparado a um carro popular, possui uma aceleração muito mais lenta, porém consegue arrastar um peso muito maior.

Em resumo, torque é força, é o que permite ao carro acelerar, retomar velocidade mais rapidamente, ou carregar peso. Já a potência é a rapidez com que se executa um trabalho, o que permite ao carro atingir altas velocidades.

Como avaliar Torque x potência de um veículo

Além da ficha técnica de um veículo emitida pelo fabricante, onde é possível identificar a potência, para avaliar o Torque os profissionais de reparação automotiva utilizam uma ferramenta conhecida como torquímetro, para determinar a força ou torque aplicado no parafuso.

Como se profissionalizar em Reparação Automotiva

Para os profissionais de reparação automotiva, capacidade avaliativa e experiência profissional é essencial para um diagnóstico e reparo eficaz. Pensando nisso, a Escola do Mecânico criou cursos com profissionais experientes e grade completa com situações reais, que permite o ganho de experiência real dentro de uma oficina durante o curso. Com formas de pagamento facilitadas, uma lista com cursos mais atuais do mercado espalhadas por diversos estados do Brasil. Acesse nosso site e encontre uma unidade mais próxima do seu endereço. Alavanque sua carreira profissional com a Escola do mecânico.