Aplique o marketing nas oficinas mecânicas
Todo negócio deseja conquistar novos clientes, ter uma marca forte no mercado e expandir ano após ano. Acontece que nem sempre quem oferece os melhores produtos e serviços são aqueles que ganham destaque.
É claro que você precisa entregar ao cliente um serviço de qualidade, mas indo além, é necessário mostrar que sua oficina faz isso.
E qual o caminho para conseguir? Marketing!
4 dicas de marketing para oficina mecânica
Investir em marketing é uma das grandes dúvidas de donos de oficina, mas antes de tudo, por isso, é importante dividi-los em duas partes.
No online, você pode incluir:
- redes sociais;
- plataformas de busca (Google);
- site;
- disparos de e-mail;
- e demais canais online.
No marketing para oficina mecânica offline, algumas formas de divulgação são:
- banners;
- flyers;
- jornais;
- revistas;
- dentre outros.
Com isso em mente, veja algumas dicas para começar o marketing da sua oficina:
1 – Crie uma persona
A persona para oficina é o perfil semifictício de cliente ideal baseado em dados de clientes reais.
Para montar o “cliente perfeito” da oficina, você pode entrevistar sua clientela atual e checar quais informações eles possuem em comum. Assim, é possível levantar informações como:
- nome;
- idade;
- profissão;
- hobbies;
- dores;
- motivações de compra (o que o consumidor considera importante antes de escolher uma oficina);
- como se informam;
- o que consomem;
- onde procuram por serviços e produtos que você vende;
- dentre outros pontos.
Exemplo
- Persona: José Mario, homem, morador de São Paulo capital
- Idade: 51 anos
- Data de aniversário: 10 de fevereiro
- Profissão: Comerciante
- Estado civil: casado
- Ocupações: gosta de sair e viajar com a esposa e filhos. Assiste pouca TV, mas sempre acompanha o seu time do coração, o Palmeiras. Gosta muito de ler e buscar informações ou respostas sobre assuntos que te interessam. Seu veículo é um modelo sedan 2017. Para ele, o importante mesmo é que o carro esteja em dia com a manutenção, proporcionando segurança para toda a família.
- Dificuldades: não é muito ligado em tecnologia, mas não desgruda do WhatsApp e Instagram. Vive conversando com os irmãos pelo aplicativo, apesar de não usar recursos mais avançados. No computador também usa ferramentas mais básicas e faz pesquisas simples no Google.
- Paixão: é apaixonado pelos seus filhos e por sua esposa. Faz de tudo por eles.
Viu como funciona? E isso é apenas um exemplo!
No fim, a persona é fundamental para guiar as ações da sua oficina, seja na hora de criar estratégias de marketing e atração de clientes ou na hora de fidelizá-los, por exemplo. Quanto mais dados você conseguir coletar, melhor será a estruturação da sua persona e possivelmente seus resultados.
Por isso, se você tem um sistema de gestão ou trabalha a partir de planilhas, entenda que o cadastro de clientes bem preenchido é fundamental para que você saiba com quem está se comunicando.
2 – Defina objetivos e formas de analisar o progresso
Por que a sua oficina começará a investir em marketing? Essa resposta você precisa ter.
Suponhamos que o objetivo seja atrair novos clientes. Para isso você usa o Instagram para divulgar a oficina e coloca anúncios no jornal do bairro.
É importante que você defina o investimento máximo que irá fazer e uma meta de quantos novos clientes cogita trazer com esses anúncios.
Suponhamos que o ticket médio (quanto cada pessoa que vai à sua mecânica gasta em média) do seu negócio seja 1K.
Se você investir 10K em anúncios, precisará trazer, pelo menos, 11 novos clientes para o investimento se pagar e dar algum lucro para a oficina.
Então sempre faça essa conta, defina objetivos alcançáveis e analise o progresso das ações de marketing para saber se elas valem ou não a pena.
3 – Estude seu mercado
Quantas oficinas existem na sua região? Qual o poder aquisitivo das pessoas que moram no bairro em que sua oficina está localizada? Existem concorrentes próximos a você? Como eles se comportam, quais serviços oferecem e qual a faixa de preço?
Essas são apenas algumas perguntas que você deve responder. Novamente, quanto mais informações você tiver, maior é a probabilidade de ter sucesso nas ações de marketing e comunicação.
Assim, é possível criar o seu próprio estilo se baseando nos erros e acertos do próprio mercado, além da análise dos próprios clientes.
4 – Defina as ações que você vai investir
Você criou a sua persona, sabe quem é o seu cliente ideal, como ele procura pelos serviços e produtos que sua oficina oferece, suas dores, desejos, motivações, redes sociais que consome e muito mais.
Sendo assim, já se tem uma base para atingi-la com as suas ações de marketing e comunicação, e é importante que você escolha canais que estão na realidade dela.
Por exemplo, se uma pessoa frequenta seu bairro, banners nas ruas podem impactá-la. Se ela usa as redes sociais para se informar, uma página atualizada e anúncios no Instagram podem ser uma boa opção.
Se você deseja trazer maiores indicações de clientes satisfeitos para sua oficina, trabalhe o relacionamento com eles através de uma boa comunicação. Aproveite o seu CRM para disparar e-mails de aniversário, e-mails promocionais, avisos sobre manutenção preventiva e outras ações.
Feito isso, sempre crie formas de medir a eficiência das suas ações e estude o seu mercado para perceber padrões e identificar oportunidades.
Veja mais conteúdos como este no Blog da Ultracar e eleve a sua oficina para o próximo patamar!
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