Aplique o marketing nas oficinas mecânicas

Todo negócio deseja conquistar novos clientes, ter uma marca forte no mercado e expandir ano após ano. Acontece que nem sempre quem oferece os melhores produtos e serviços são aqueles que ganham destaque.

É claro que você precisa entregar ao cliente um serviço de qualidade, mas indo além, é necessário mostrar que sua oficina faz isso.

E qual o caminho para conseguir? Marketing!

 

4 dicas de marketing para oficina mecânica

Investir em marketing é uma das grandes dúvidas de donos de oficina, mas antes de tudo, por isso, é importante dividi-los em duas partes.

No online, você pode incluir:

  • redes sociais;
  • plataformas de busca (Google);
  • site;
  • disparos de e-mail;
  • e demais canais online.

No marketing para oficina mecânica offline, algumas formas de divulgação são:

  • banners;
  • flyers;
  • jornais;
  • revistas;
  • dentre outros.

Com isso em mente, veja algumas dicas para começar o marketing da sua oficina:

 

1 – Crie uma persona

A persona para oficina é o perfil semifictício de cliente ideal baseado em dados de clientes reais.

Para montar o “cliente perfeito” da oficina, você pode entrevistar sua clientela atual e checar quais informações eles possuem em comum. Assim, é possível levantar informações como:

  • nome;
  • idade;
  • profissão;
  • hobbies;
  • dores;
  • motivações de compra (o que o consumidor considera importante antes de escolher uma oficina);
  • como se informam;
  • o que consomem;
  • onde procuram por serviços e produtos que você vende;
  • dentre outros pontos.

Exemplo

  • Persona: José Mario, homem, morador de São Paulo capital
  • Idade: 51 anos
  • Data de aniversário: 10 de fevereiro
  • Profissão: Comerciante
  • Estado civil: casado
  • Ocupações: gosta de sair e viajar com a esposa e filhos. Assiste pouca TV, mas sempre acompanha o seu time do coração, o Palmeiras. Gosta muito de ler e buscar informações ou respostas sobre assuntos que te interessam. Seu veículo é um modelo sedan 2017. Para ele, o importante mesmo é que o carro esteja em dia com a manutenção, proporcionando segurança para toda a família.
  • Dificuldades: não é muito ligado em tecnologia, mas não desgruda do WhatsApp e Instagram. Vive conversando com os irmãos pelo aplicativo, apesar de não usar recursos mais avançados. No computador também usa ferramentas mais básicas e faz pesquisas simples no Google.
  • Paixão: é apaixonado pelos seus filhos e por sua esposa. Faz de tudo por eles.

Viu como funciona? E isso é apenas um exemplo!

No fim, a persona é fundamental para guiar as ações da sua oficina, seja na hora de criar estratégias de marketing e atração de clientes ou na hora de fidelizá-los, por exemplo. Quanto mais dados você conseguir coletar, melhor será a estruturação da sua persona e possivelmente seus resultados.

Por isso, se você tem um sistema de gestão ou trabalha a partir de planilhas, entenda que o cadastro de clientes bem preenchido é fundamental para que você saiba com quem está se comunicando.

 

 

2 – Defina objetivos e formas de analisar o progresso

Por que a sua oficina começará a investir em marketing? Essa resposta você precisa ter.

Suponhamos que o objetivo seja atrair novos clientes. Para isso você usa o Instagram para divulgar a oficina e coloca anúncios no jornal do bairro.

É importante que você defina o investimento máximo que irá fazer e uma meta de quantos novos clientes cogita trazer com esses anúncios.

Suponhamos que o ticket médio (quanto cada pessoa que vai à sua mecânica gasta em média) do seu negócio seja 1K.

Se você investir 10K em anúncios, precisará trazer, pelo menos, 11 novos clientes para o investimento se pagar e dar algum lucro para a oficina.

Então sempre faça essa conta, defina objetivos alcançáveis e analise o progresso das ações de marketing para saber se elas valem ou não a pena.

 

3 – Estude seu mercado

Quantas oficinas existem na sua região? Qual o poder aquisitivo das pessoas que moram no bairro em que sua oficina está localizada? Existem concorrentes próximos a você? Como eles se comportam, quais serviços oferecem e qual a faixa de preço?

Essas são apenas algumas perguntas que você deve responder. Novamente, quanto mais informações você tiver, maior é a probabilidade de ter sucesso nas ações de marketing e comunicação.

Assim, é possível criar o seu próprio estilo se baseando nos erros e acertos do próprio mercado, além da análise dos próprios clientes.

 

 

4 – Defina as ações que você vai investir

Você criou a sua persona, sabe quem é o seu cliente ideal, como ele procura pelos serviços e produtos que sua oficina oferece, suas dores, desejos, motivações, redes sociais que consome e muito mais.

Sendo assim, já se tem uma base para atingi-la com as suas ações de marketing e comunicação, e é importante que você escolha canais que estão na realidade dela.

Por exemplo, se uma pessoa frequenta seu bairro, banners nas ruas podem impactá-la. Se ela usa as redes sociais para se informar, uma página atualizada e anúncios no Instagram podem ser uma boa opção.

Se você deseja trazer maiores indicações de clientes satisfeitos para sua oficina, trabalhe o relacionamento com eles através de uma boa comunicação. Aproveite o seu CRM para disparar e-mails de aniversário, e-mails promocionais, avisos sobre manutenção preventiva e outras ações.

Feito isso, sempre crie formas de medir a eficiência das suas ações e estude o seu mercado para perceber padrões e identificar oportunidades.

Veja mais conteúdos como este no Blog da Ultracar e eleve a sua oficina para o próximo patamar!